O revestimento pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos, em pisos e paredes. Entretanto, para fazer um bom assentamento de um revestimento é preciso ter alguns cuidados especiais.
Confira abaixo:
1º Passo – Não molhe o revestimento:
O revestimento a ser assentado deve estar seco. Não há necessidade de saturar antes do assentamento.
2º Passo – Limpe bem o revestimento:
O revestimento deve estar com o verso limpo, isento de material que solte pó. Faça a escovação antes de iniciar o assentamento.
3º Passo – Verificação do revestimento e paginação:
Antes de iniciar o assentamento, escolha e remova algumas peças de revestimentos de caixas diferentes, coloque no chão, verifique se há diferença de tonalidade e tamanho entre elas. Faça um estudo de paginação.
4º Passo – Misture a argamassa:
Em um recipiente limpo, protegido de sol, vento e chuva, misture o conteúdo de um ou mais sacos com água limpa (ver proporção na embalagem) até a argamassa ficar pastosa e firme, sem grumos secos. Deixe repousar por 15 minutos e remisture antes do uso.
Utilize em até 2h30 (em temperatura ambiente acima de 20 °C o prazo será reduzido).
5º Passo – Aplique a argamassa:
Estenda a argamassa (espessura de 3 a 4 mm) com o lado liso da desempenadeira.
Passe o lado dentado da desempenadeira em ângulo de 60 graus em relação à base, formando cordões e sulcos paralelos.
6º Passo – Aplique dupla colagem:
Em placas de revestimentos de grandes formatos, com área igual ou superior a 900 cm2 (ex.: 30 x 30 cm), aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, depois forme os cordões paralelos.
Saiba mais sobre a dupla colagem, aqui.
7º Passo – Em placas com garras no tardoz:
Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, preenchendo as saliências de placas com reentrâncias e saliências maiores que 1 mm no verso.
8º Passo – Assente as peças:
Aplique as peças ligeiramente fora de posição, ajuste a placa até a posição final e pressione-a com os dedos, batendo com martelo de borracha, até conseguir o amassamento dos cordões.
9º Passo – Faça o teste de aderência:
Durante a aplicação, retire aleatoriamente algumas peças e verifique quanto do verso da placa está impregnado de argamassa e quantos dos cordões estão esmagados.
10º Passo – Limpe as juntas:
No máximo, até 1 hora após o assentamento das placas, remova a argamassa colante existente nas juntas de assentamento, preparando-as para receber o rejunte.
11º Passo – Faça o rejuntamento:
Após 72 horas do término do assentamento, pode-se iniciar o rejuntamento das peças. O rejunte deve ser aplicados com rodo ou desempenadeira de borracha, buscando-se evitar riscos nas peças.
12º Passo – Limpeza final:
Limpe a superfície das placas com esponja limpa, úmida ou pano grosso de algodão e produtos para limpeza pós obra, para remover qualquer resíduo de argamassa colante sobre as placas.
E então, gostou do passo a passo?
Esperamos que esse tutorial tenha ajudado a levar mais beleza para o seu ambiente. Se você quer ter acesso a outros conteúdos que podem ajudá-lo em reparos e obras, acesse o nosso blog.
E aí, gostou? Fique ligado em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube, e conheça outras dicas.
Agora, onde encontrar esses produtos?
No Impermarket, você encontra todos os produtos necessários. Clique aqui e aproveite.