Um dos maiores desafios na hora de instalar um sistema de impermeabilização em uma área que terá sistema de aquecimento, é garantir que a camada impermeável esteja isolada do efeito de irradiação de calor, proveniente deste sistema.
Além disso, deve-se tomar cuidado com o uso de impermeabilizantes de base asfáltica, uma vez que o calor pode afetar o produto, causando envelhecimento acelerado e danificando as propriedades e resistências do material.
A principal questão para estas áreas é que a camada impermeável deve estar isolada do efeito de irradiação de calor do sistema de aquecimento do piso. Para que isso aconteça, as camadas superiores à impermeabilização devem ser projetadas de forma a garantir que a temperatura do sistema de aquecimento, que segundo a norma IEC 60800, pode atingir 64° C (20 watts/m) de temperatura limite, não seja transmitida até a camada impermeável.
A camada de impermeabilização deve ser instalada sob o sistema de aquecimento do piso. Além disso, o cabo calefator que será usado durante essa etapa é muito importante, ele deverá atender as normas e ter boa resistência. E ficar atendo às temperaturas limites.
Como fixar o piso aquecido após a impermeabilização?
Quando instalado diretamente na impermeabilização, o sistema de aquecimento não deve ser fixado por perfuração: perfis aderidos devem ser utilizados.
Nesses casos, é necessário conferir a condutibilidade da camada de proteção mecânica. Caso ela consiga atuar como proteção e isolamento térmico, a fixação do sistema de aquecimento pode ser feita pelo uso de buchas ou guias. A fixação não deve perfurar toda espessura da camada e nem atingir, de forma alguma, a camada impermeável.
Em situações em que o sistema de aquecimento possui alta potência, a camada de isolamento térmico deve ser prevista e instalada entre a impermeabilização e o contrapiso. O melhor a se fazer nesses casos, é escolher sistemas de isolamento que não sofram com elevada absorção de água. A fixação do sistema de aquecimento deve ser feita na camada de proteção, sem perfurar a de impermeabilização.
O sistema também deve ser protegido por uma camada de contrapiso em espessura mínima igual ou superior a 2x o diâmetro do cabo, para a dissipação do calor.
Cuidados para maior durabilidade e qualidade após a aplicação:
A camada de isolamento da irradiação de calor é fundamental para garantir a durabilidade da impermeabilização, pois o calor pode degradar lentamente o impermeabilizante.
O uso de termostatos especiais é recomendado. Esses aparelhos controlam os níveis de aquecimento e resfriamento, evitando fissuras de dilatação e contração em qualquer camada do sistema.
Soluções MC Bauchemie que podem ser usadas na impermeabilização de ambientes com o piso aquecido:
Os produtos da linha MC Proof são adequados para áreas com piso aquecido, com destaques para o MC Proof DF 9, o MC Proof 500 e o MC Proof DF 9 EL, que possuem ótima compatibilidade com o sistema.
Além disso, a atenção em alguns detalhes é algo muito importante. Proteja a impermeabilização com a proteção mecânica adequada. A fixação do cabeamento não deve perfurar a impermeabilização e o isolamento térmico deve ser instalado entre a proteção mecânica e o sistema de aquecimento, sempre que necessário.
E aí, gostou? Fique ligado em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube, e conheça outras dicas.
Agora, onde encontrar esses produtos?
No Impermarket, você encontra todos os produtos necessários. Clique aqui e aproveite.
Veja também, 3 dicas de presentes para o seu amor!