Escolha uma Página

Aprenda como organizar as suas ferramentas

maio 18, 2022 | DIY | Faça Você Mesmo! | 0 Comentários

Não adianta possuir uma grande variedade de ferramentas se na hora em que mais precisamos, não as encontramos, não é verdade?

São diversas e diferentes situações que precisamos recorrer a uma série de ferramentas, que por sua vez necessitam de uma atenção especial de nossa parte, para que estejam sempre à nossa disposição e em perfeitas condições.

Vantagens de manter suas ferramentas em local apropriado e em ordem:

  • Agilidade na localização da ferramenta, facilitando o trabalho;
  • Diminui as chances de ferrugem, aumentando a vida útil do objeto;
  • Profissionalismo na realização das tarefas;
  • Fácil locomoção caso as ferramentas estejam guardadas em um caixa, maleta, mochila.

Pensando nisso, escolhemos algumas dicas para que você possa organizar as suas ferramentas da melhor forma possível e sem nenhum problema.

Organize por categorias:

Junte todas as ferramentas e acessórios complementares que você possuir e leve para um local amplo e arejado. Separe as ferramentas pelo tamanho ou finalidade, como ferramentas elétricas, manuais e outros acessórios. Isso facilitará a sua vida no momento que precisar encontrar algum item com rapidez.

Limpe-as:

Aproveite que elas estão para fora e faça uma boa limpeza. Não é necessário polir se você não quiser, mas deixá-las livres de ferrugem e resíduos ajudará a prolongar sua vida útil. Se você tem um local amplo para trabalhar, limpe-o também.

Escolha um local apropriado para armazenagem:

Normalmente, utilizamos uma ferramenta e não a guardamos em um local específico. As vezes deixamos em um canto qualquer, provavelmente em cima de algum móvel perto do local do reparo, ou no pior dos casos em lugares variados, tornando uma simples busca em uma caça ao tesouro!
Uma excelente dica é reservar um espaço exclusivo para as ferramentas. Pode ser na garagem, na área de serviço, na lavanderia. Não precisa ser grande, basta ser um local organizado e de fácil acesso.

Desapegue das ferramentas não utilizadas:

É comum que diversos itens inúteis se acumulem entre o seu material. Pregos tortos, porcas quebradas, pedaços de madeira e ferramentas quebradas, por exemplo. Este é o momento de jogar tudo fora. Se você possuir ferramentas duplicadas, também não é necessário mantê-las todas juntas: deixe as mais utilizadas em alcance rápido e separe as outras.

Aposte nas caixas de ferramentas:

Além de manter as ferramentas bem organizadas e dar um ar profissional para o usuário, as caixas de ferramentas ajudam no aumento da vida útil do objeto, dificultam a ferrugem e facilitam no deslocamento, podendo transportar uma grande variedade de itens de uma só vez.
Existem diferentes modelos de caixas de ferramentas: modelos em formato de maletas, caixas baú, mochilas, sanfonadas, formato carrinho com gavetas e/ou bandejas. A escolha do tipo de caixa de ferramentas ideal para você vai depender das necessidades e funcionalidades que você dará para ela.

Crie uma rotina para manter tudo organizado:

 Por fim, crie uma rotina de organização em seu espaço. Mantenha tudo no lugar onde você definiu e guarde sempre a ferramenta após o uso. Evite guardar outros objetos nos locais já definidos para as ferramentas e para cada item novo adquirido, tente retirar um outro antigo que possa ser doado ou vendido.

Sem dúvida, quando se mantém um ambiente organizado, fica mais fácil realizar as tarefas do dia a dia, além de outras vantagens, como:

– Mais agilidade na localização da ferramenta, facilitando o trabalho;
– Menos chances de ferrugem, aumentando a vida útil do objeto;
– Profissionalismo na realização das tarefas, melhorando a qualidade do trabalho;
– Fácil locomoção, caso as ferramentas estejam guardadas em um caixa, maleta ou carro de ferramenta.

Depois de tudo isso é só organizar as caixas de ferramentas em prateleiras, armários ou como preferir, e ainda disponha as ferramentas mais usadas em painéis para facilitar o uso.

Quer mais dicas?

É só continuar acompanhando o nosso blog.

E aí, gostou? Fique ligado em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube, e conheça outras dicas.

 Agora, onde encontrar esses produtos?

No Impermarket, você encontra todos os produtos necessários. Clique aqui e aproveite.