A argamassa colante é, basicamente, uma mistura de areia, cimento e aditivos poliméricos. O principal objetivo desse produto é promover a maior aderência entre o substrato e o revestimento a ser instalado. No Brasil, a NBR (Norma Brasileira) 14081 estipula a existência de três tipos de argamassas, que são classificadas como AC I, AC II e AC III. Além disso, algumas argamassas colantes apresentam propriedades adicionais que não estão previstas pela norma brasileira. Nesses casos, elas são chamadas de argamassas especiais.
A utilização de argamassas em determinadas obras é fundamental. Entretanto, a escolha do material correto para situações diferentes também é importante.
Quando cada tipo de argamassa deve ser utilizado?
Quanto maior o nível da argamassa, maior será a aderência e a flexibilidade.
- AC I: devem ser utilizadas para o assentamento de revestimentos cerâmicos apenas em áreas internas;
- AC II: indicadas para pisos em áreas externas ou revestimentos menos absorventes, como porcelanatos;
- AC III: é utilizada nos casos mais extremos, como fachadas, piscinas e assentamento de peças de grandes formatos.
Por que deve haver preocupações na escolha da argamassa colante?
Com o tempo, os revestimentos passaram por evoluções e adequações. Atualmente há incontáveis opções no mercado, que também possuem propriedades e necessidades diferentes entre si.
Por exemplo, é possível encontrar desde placas cimentícias de peso elevado, que contam com porosidade e alta absorção, até porcelanatos slim de grandes formatos, mas que têm baixa espessura e quase nenhuma absorção.
Mesmo com a evolução do mercado, a mão-de-obra não conseguiu se atualizar e o trabalho de assentamento ainda é realizado da mesma forma que há décadas.
Por isso, é necessário que haja um cuidado particular no momento da escolha da argamassa, visto que nem todos os modelos disponíveis podem ser adaptados para qualquer tipo de revestimento.
Quais os problemas que podem surgir na escolha equivocada da argamassa?
Entre os problemas, o que destacamos é o desplacamento, considerado o mais grave.
Quando há o desplacamento de um revestimento, existem chances mais elevadas de uma possível quebra, o que irá exigir uma troca por uma nova peça. Além disso, desplacamentos em paredes externas e fachadas podem provocar sérios acidentes, caso o revestimento caia em pessoas ou animais.
Mas com a tecnologia e qualidade inigualável das argamassas de revestimentos da MC Bauchemie, você tem uma vasta gama de argamassas colantes, que pode ser utilizada em diferentes tipos de obras.
Além das argamassas classificadas como AC I, AC II e AC III, a MC também trabalha com argamassas especiais, que possuem tecnologia alemã de ponta e que permitem e facilitam a instalação de revestimentos diversificados.
No Impermarket, você encontra todos os produtos necessários. Clique aqui e aproveite.
Veja também, Como lidar com imprevisto no canteiro de obras?