Antes de impermeabilizar uma estrutura de concreto, é importante realizar os reparos necessários na superfície, para garantir a eficácia da impermeabilização e prolongar a vida útil da estrutura.
E é sobre isso que iremos tratar: sobre a importância de fazer esses reparos e quais são os problemas que podem surgir se o tratamento não for o adequado.
Quais os problemas podem acontecer?
Se houver necessidade de reparos na estrutura de concreto e não for feito, pode acontecer desplacamentos do cobrimento de concreto, que prejudica a impermeabilização. Além de movimentações de fissuras acima da capacidade de acomodação da camada impermeabilizante, podendo gerar rasgamentos na impermeabilização e infiltrações.
Como o reparo em concreto deve ser feito?
O concreto deve ser removido do entorno das barras, para liberar de um a dois centímetros. Assim, a limpeza do produto da corrosão poderá ser feita.
Com a armadura limpa na condição SA 2 1⁄2, deve ser realizada a recomposição com argamassa estrutural. Desse modo, a recuperação da estrutura danificada será finalizada da forma correta.
Quais são os melhores materiais para realizar o reparo nas estruturas de concreto?
O reparo em concreto precisa ser rápido e seguro, por isso, utilize o Nafufill CR. Trata-se de um material com elevado teor de polímeros, que confere um alto poder de adesão, sem a necessidade de pontes de aderência.
Esse produto também contém fibras que evitam a fissuração e inibidores de corrosão, que já atuam no tratamento preventivo contra um novo processo corrosivo das armaduras. Outro benefício do Nafufill CR é a sua resistência à difusão do CO2 e à umidade, atuando como barreira complementar à impermeabilização e à proteção da estrutura de concreto.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e aproveite para ver todos os nossos conteúdos do blog!