Na compra de um imóvel usado, é muito comum encontrarmos um piso antigo, desgastado ou em mau estado de conservação. Ou ainda, quando em um empreendimento novo, onde as construtoras já aplicam o revestimento em algumas áreas e eles podem não agradar o seu novo proprietário.
Aí surge a dúvida:
É possível trocar o piso sem danificar a impermeabilização já existente?
Primeiramente: Conheça o projeto!
Apesar de impedirem a passagem de água, os revestimentos não são responsáveis por garantir a estanqueidade. Em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e varandas, existe uma camada de impermeabilização sobre a qual o revestimento está direta ou indiretamente ligado.
Por isso, conhecer o projeto de impermeabilização e revestimentos, podem ajudar muito na hora de reformar a área. Caso uma camada de proteção mecânica tenha sido aplicada entre a impermeabilização e o revestimento, é provável que seja possível remover as peças sem prejudicar o impermeabilizante, desde que na remoção do revestimento não sejam necessárias intervenções profundas.
ATEÇÃO: No caso dos revestimentos instalados diretamente sobre a impermeabilização, é improvável que sejam removidas as peças sem que a camada impermeabilizante seja danificada. Por isso, recomenda-se refazer a impermeabilização para assegurar a sua integridade e a estanqueidade da área.
Caso não saiba como o projeto foi executado, existem formas de garantir que a impermeabilização funcione mesmo após a reforma. Uma ótima opção para as áreas, que sofrem molhamento constante, como banheiros, cozinhas e varandas, é a aplicação de uma membrana impermeável entre o contrapiso e o revestimento.
Soluções perfeitas que a MC Bauchemie tem para esse serviço:
É álcali-resistente e pode ter contato com a argamassa colante sem sofrer danos e perda de aderência ao longo do tempo, além de liberar em poucas horas a área para a realização do assentamento.
Outra saída é a execução de um piso sobre piso, fazendo com que o revestimento antigo não precise ser removido. Para isso, é necessário verificar se as peças e juntas estão limpas e bem aderidas.
Em seguida, para áreas internas, aplica-se um primer para bases não-absorventes, como o Primer D11, e aguarda-se o tempo de cura para realizar o assentamento da nova peça diretamente sobre ele, sem a necessidade de apicoamento ou lixamento dos revestimentos antigos.
Para áreas externas e submersas, é possível fazer assentamento com a Argamassa Colante M29 HP, utilizando-a inicialmente como primer, aplicando uma camada fina com a desempenadeira lisa e realizando os cordões de argamassa após a secagem da primeira camada.
Gostou da dica?
A MC Bauchemie possui uma linha completa de produtos para te auxiliar nas fases de sua obra.
Confira no Mundo MC.
E aí, gostou? Fique ligado em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube, e conheça outras dicas.
Agora, onde encontrar esses produtos?
No Impermarket, você encontra todos os produtos necessários. Clique aqui e aproveite.
Veja também, 5 passos para reparar cerâmica quebrada.