Escolha uma Página

Como resolver problemas de umidade em rodapés?

out 27, 2021 | Reformas | 0 Comentários

Problemas de umidade nos rodapés?

Você certamente já se deparou com este tipo de problema nas paredes de sua casa ou local de trabalho. Normalmente, são decorrentes da falta ou de uma falha na impermeabilização durante a construção.

 A equipe do Impermarket preparou algumas informações para que você possa corrigir este problema.

Quais os sintomas mais frequentes de problemas de umidade em rodapés?

Bolhas, descascamento da pintura, mofo, bolor, eflorescência (carreamento de sais presentes na argamassa para a superfície, causado pela presença de umidade; presença de pó branco na superfície), manchas de umidade, rodapés de madeira deteriorados, rodapés de cerâmica estufados, estão entre os sintomas mais comuns. Em um grau mais avançado, podemos verificar a deterioração do reboco como esfarelamento superficial, desplacamentos, fissuras e trincas, ou até mesmo o comprometimento de toda argamassa de revestimento. Além disto, a umidade se espalha pela parede, podendo chegar à altura de 60 cm do piso e, em alguns casos, até 1 metro.

Por que este tipo de problema ocorre?

A causa mais comum é a falta ou a deficiência da impermeabilização do baldrame (viga de concreto que se localiza na base da parede, em contato com o solo e sobre a qual são levantados e assentados os blocos ou tijolos). A umidade solo é absorvida pela estrutura, utilizando como caminho os poros do concreto. Quando a impermeabilização do baldrame falha, a umidade migra e encharca os tijolos que passam para o reboco.
A presença da umidade, de forma constante e sucessiva, ao longo do tempo deteriora o reboco causando esfarelamento. Além disto, a umidade se transforma em vapor que se dissipa para o ambiente interno e este vapor, ao encontrar a barreira da tinta e/ou da massa corrida deteriora os revestimentos causando bolhas, desplacamentos ou dissolvendo-os totalmente.

Como resolver o problema?

Primeiro, você precisa identificar o grau deterioração da parede. Um teste simples de se fazer é pegar um objeto pontiagudo e raspar na parede para testar o estado do reboco. Se estiver esfarelando muito fácil, você deve tentar empurrar o objeto contra o reboco, tentando atravessá-lo. Se conseguir atravessar facilmente você deve remover todo o reboco deteriorado e tratar a partir dos tijolos.

Se o reboco oferecer resistência e estiver íntegro, mesmo que com um pequeno esfarelamento, você poderá tratar sobre o reboco.

Mas antes de começar a tratar é importante que você saiba que não vai adiantar tratar apenas alguns pontos de umidade. Com a fácil migração, ela irá se espalhar para os pontos da parede onde não tenham o tratamento. O processo deve ser realizado em uma altura de 1 metro e no sentido lateral em toda extensão da parede – até encontrar outra parede ou pilar.

 

Qual produto devo usar para tratamento?

Reboco muito deteriorado – tratamento nos tijolos ou blocos:
Neste caso, você deve optar por argamassas poliméricas de impermeabilização, que tenham resistência à pressão negativa.
Com o preparo da superfície (limpa), os tijolos e blocos devem receber prévio tratamento de regularização em pontos falhos da argamassa de assentamento. Após este tratamento as argamassas poliméricas são aplicadas em 3 a 4 demãos, respeitando o consumo conforme indicação do fabricante.

     

    Descascamento de pintura ou leve esfarelamento – tratamento sobre o reboco:
    Você deve começar pela remoção de toda tinta ou massa até que exponha totalmente os poros do reboco. Este tipo de tratamento precisa ser feito diretamente no reboco, caso contrário, ele pode perder aderência ou não irá penetrar nos poros, não havendo resolução.

    Se o problema foi apenas umidade superficial com descascamento da tinta, você pode utilizar produtos impregnantes para impermeabilização. Eles penetram nos poros e geram uma cristalização superficial, evitando fungos, mofo e bolor. Este tipo de tratamento se mostra mais eficiente em casos de umidade mais leve.

    Se apresentar um leve esfarelamento do reboco, você pode optar por tratamento com argamassas impermeabilizantes para rodapés. São massas brancas, parecidas com massa acrílica, que são aplicadas com desempenadeira diretamente sobre o reboco. Após o período de secagem ela é lixada e pode ser pintada após algumas horas.

     

    Dicas importantes do Impermarket!

    – Não faça tratamentos pontuais. A umidade irá migrar para outros pontos, não resolvendo o problema. Trate TODA a parede;
    – Leia sempre as instruções de uso do material, consultando a ficha técnica e a embalagem do produto;
    – Prepare bem a superfície. Uma superfície mal preparada compromete todo o trabalho;
    – Use os produtos na medida certa. Mais importante do que o número de demãos é a quantidade de produto aplicada por m². Impermeabilizantes precisam ser aplicados em camada suficiente para que criem uma barreira contra a água e/ou umidade. Um consumo abaixo do indicado irá diminuir a eficiência do produto.

       

      Aqui no Impermarket vocês encontra diversas soluções de marcas selecionadas, para tratamento de umidade em rodapés, confira aqui